Nesta quinta-feira (8), após o Vaticano anunciar o estadunidense naturalizado peruano Robert Prevost como o novo líder da Igreja Católica, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez uma declaração sobre a escolha. Para o secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, Leão XIV deverá manter a linha de promover a paz mundial e o bem-estar das nações, como fazia seu antecessor, o Papa Francisco.
“Ele veio mostrar que é preciso que o mundo inteiro ore pela paz. Com esse início do pontificado dele, apontando para que a paz esteja entre as pessoas; para retomar a doutrina social da igreja, que tem como objetivo fundamental o diálogo entre as nações e o bem comum. Ele trouxe já de maneira muito positiva algo que todos nós ansiamos que é a paz no mundo”, afirmou Hoepers, em uma coletiva de imprensa para abordar o novo pontificado.
Em referência às expectativas sobre Leão XIV e sua futura trajetória, Dom Ricardo disse ainda que, como cardeal, o norte-americano Robert Francis Prevost se destacou por ser uma pessoa que escuta. Segundo ele, essa capacidade vai ser um ponto de destaque do novo papa, especialmente nas relações diplomáticas.
Papa Leão XIV promete trajetória de bem-estar entre as nações. Crédito: divulgação


