O Brasil fará parte do relançamento mundial de Em Busca do Ouro em 4K, obra emblemática de Charles Chaplin, com sessões especiais programadas a partir da quinta-feira (26), no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em Salvador, o filme será exibido no Cine Glauber Rocha, no dia 3 de julho, às 19h30. A iniciativa integra uma ação global que comemora os 100 anos da estreia original do longa — realizada em 26 de junho de 1925, no Egyptian Theatre, em Los Angeles.
O filme se passa no Alasca, onde Carlitos tenta a sorte como garimpeiro durante a corrida do ouro de 1898. Após uma tempestade de neve, diversas desventuras começam a acontecer, ao mesmo tempo em que ele se apaixona por uma dançarina. Em Busca do Ouro foi lançado em 1925, e Chaplin o relançou com música e narração sincronizadas em 1942, reeditando o negativo original — quando removeu todos os intertítulos, reorganizou algumas sequências e descartou várias cenas.
Chaplin também tomou medidas para garantir que todas as cópias existentes da versão de 1925 fossem retiradas de circulação. Em 1993, Kevin Brownlow e David Gill reconstruíram o filme, combinando os poucos elementos remanescentes com a reedição de 1942, restaurando-o o mais próximo possível da versão original.
A cópia restaurada foi exibida como pré-abertura da 78ª edição do Festival de Cannes. A versão em 4K foi realizada pela Fondazione Cineteca di Bologna, no laboratório L’Immagine Ritrovata, utilizando elementos da Roy Export — incluindo materiais criados pela Photoplay e arquivos generosamente cedidos pelo Arquivo Nacional do BFI, Blackhawk Films, Lobster Films Collection, Das Bundesarchiv, Filmoteca da Catalunha, Museu George Eastman e Museu de Arte Moderna (MoMA).


