O cinema brasileiro revela ao país mais uma emocionante história a partir desta quinta-feira (2). Contado pelo baiano Vítor Rocha, o filme “Aprender a Sonhar” entra em cartaz em cinemas de todo o Brasil. A obra, que narra a trajetória de jovens de diferentes comunidades e territórios periféricos até o ensino superior, está disponível em três salas de cinema da capital baiana.
Em Aprender a Sonhar, o cineasta baiano Vítor Rocha mobiliza o público a refletir sobre o racismo e as disparidades sociais no Brasil contemporâneo. O longa narra a trajetória de jovens estudantes no percurso para chegar à universidade e mostra como diferentes histórias se conectam a partir das barreiras que atravessam seus caminhos.
Uma das personagens é a médica quilombola Mariana Barbosa, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nadjane Cristina, por sua vez, antes de ingressar na universidade, morava em uma ocupação popular. O enredo acompanha outras histórias, como a de Ana Paula Rosário, que passou por medidas socioeducativas antes de iniciar sua graduação em Sociologia, e Taquari e Tamiwere Pataxó, ambas formadas em Direito, equilibrando a cultura e a tradição de seu povo com a formação acadêmica.
O objetivo do diretor é que a obra sirva como um manifesto afro-indígena, para dar voz e visibilidade às dificuldades ainda enfrentadas pelos grupos socialmente marginalizados. “Conclamamos professoras e professores, estudantes, sindicatos, associações, centros acadêmicos, grupos de pesquisa, instituições contracoloniais e antirracistas e o público em geral a se aquilombarem nas sessões do filme, para conseguirmos ocupar as salas de cinema e mostrarmos que a produção independente e afrocentrada tem sua força”, convida Rocha.
Em Salvador, o filme está disponível no Circuito Sala de Arte – Cinema da UFBA: às 18h30, na quinta-feira, e às 18h35, de sexta a terça-feira. Na Sala de Arte – Cinema do Museu, o longa tem exibição às 16h, às quartas-feiras. No Cine Glauber Rocha, o filme será exibido às 18h30 na quinta-feira. (Elaine Sanoli)


