Nesta quinta (10), o M.E Ateliê da Fotografia recebe convidados, a partir das 19h30, para a abertura da exposição “Maria Stella de Azevedo Santos – Meu Tempo é Agora”, que celebra o centenário da ialorixá Mãe Stella de Oxóssi. O espaço, no Santo Antônio Além do Carmo, realiza a vernissage, que contará com uma apresentação do cantor e compositor Edu Casanova, além da participação da atriz Evelin Buchegger, que irá compartilhar provérbios e citações extraídas da obra literária da ialorixá.
A mostra faz parte do projeto IMORTAIS, e estará aberta ao público de 11 de abril a 31 de maio, das 16h às 19h. Os visitantes poderão conferir o trabalho de 30 artistas, além de livros e fotografias que contam a história de vida da ialorixá. Dinâmico, o projeto também terá exibição de documentários, oficinas e rodas de conversa, todos dedicados a amplificar e debater o papel de Mãe Stella na difusão do candomblé e da cultura afro-brasileira fora da Bahia.
Para o fotógrafo e artista plástico Mário Edson, administrador da galeria e curador da exposição, a homenagem a Mãe Stella reforça a importância do projeto IMORTAIS, que já celebrou a vida e obra de personagens como Frida Kahlo, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, José Saramago e Milton Nascimento, entre outras.
“Ela teve um impacto significativo na sociedade brasileira, sendo reconhecida também fora do país. Essa exposição é um tributo e um reconhecimento pelo legado que Mãe Stella deixou para a humanidade e, principalmente, para o povo de candomblé. Ela é um divisor de águas. O candomblé era uma coisa antes e se transformou depois dela“, pontua Mário.
Estes são os artistas confirmados para a exposição: André Moreno, César Romero, Gustavo Moreno, Hilda Salomão, Viga Gordilho, Alysson Costa, André Araújo, Bernardo Tochilovsky, Clarissa Mustafá, Henrique Barreto, Illa Atahides, Izabel Andion, Jacy Gordinho, Júlia Comarella, Lú Peixoto, Lucas Rodrigues, Luiz Cláudio Campos, Marly Ramo, Miag, Nando França, Olga Nunes, Pablo Araújo, Rodrigo Nery, Vanderlei Oliveira, Gustavo Góes, Juray Castro, Leila Chandan, Mário Edson, Reinaldo Giarola e Silvana Lima.
Crédito: Divulgação