A partir deste sábado, 1º de novembro, a Casa das Histórias de Salvador inaugura a exposição Floresta de Infinitos, uma experiência imersiva sobre territórios de espiritualidade, arte e ecologia. A mostra reúne 16 artistas de diferentes regiões do Brasil e 60 obras sob curadoria de Ayrson Heráclito, Marcelo Campos, Thaís Darzé e Tiganá Santana, marcando a abertura do Novembro Salvador Capital Afro 2025, iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador. O acesso será gratuito no dia da abertura.
Inspirada na instalação homônima criada por Ayrson Heráclito e Tiganá Santana para a 35ª Bienal de São Paulo (2023), Floresta de Infinitos amplia o conceito inaugural da obra e traz novas conexões com forças ligadas às entidades africanas, afro-brasileiras e indígenas, entrelaçando ancestralidade, território e espiritualidade para refletir sobre as urgências ecológicas do presente, como o desmatamento, a crise climática, a extinção de espécies e as violações contra os povos da floresta. São homenageadas figuras como Chico Mendes, Dom Phillips, Bruno Pereira, Mãe Stella de Oxóssi, Joãozinho da Goméia, Mãe Edna e Mãe Mirinha de Portão, além de seres e presenças simbólicas como o Rio Doce, a perereca-verde-de-fímbria e o pássaro peito-vermelho-grande.
Na versão baiana, Floresta de Infinitos reúne artistas cujas práticas se conectam à luta ambiental, unindo arte, espiritualidade, ativismo e ecologia. Além de Ayrson Heráclito e Tiganá Santana, participam da mostra: Alana Barbo, Aline Brune, Ani Ganzala, Arissana Pataxó, Davi Rodrigues, Edsoleda Santos, Frans Krajcberg, Laryssa Machada, Mateus Morbeck, Mayara Ferrão, Mestre Dicinho, Presciliano Silva, Tiago Sant’Ana, Ventura Profana, Yacunã Tuxá e Jaider Esbell.
Uma das curadoras, Thaís Darzé, destaca o papel do Arquivo Público de Salvador na exposição. “O Arquivo Público de Salvador oferece sua contribuição com a presença da memória, ali, tão viva e tão material, criando uma ressonância potente com a proposta da mostra. Algumas das fotografias históricas do acervo passam a integrar a exposição, estabelecendo um diálogo direto entre o passado e o presente da cidade”, conta.
Serviço:
Exposição: Floresta de Infinitos
Abertura: 1º de novembro de 2025, às 11h. Entrada gratuita no dia da abertura.
Período da exposição: 1° de novembro de 2025 a julho de 2026
Visitação: Terça a Domingo, das 9h às 17h (entrada até às 16h)
Local: Casa das Histórias de Salvador
Endereço: Rua da Bélgica, 2 – Comércio
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) – Venda na bilheteria da Casa das Histórias de Salvador ou na plataforma Sympla / Acesso gratuito às quartas-feiras
(Foto: Levi Fanan)


