É a partir do livro Harmada, do escritor João Gilberto Noll, que o artista e professor Ronie Rodrigues cria a livro-performance “João”, uma experimentação de apagamento e destruição da obra original que dá lugar a um novo romance. Na próxima terça-feira (28), a partir das 19h, a Casa 7, no Santo Antônio Além do Carmo, recebe Rodrigues para uma performance exclusiva na cidade, com a participação de Alex Simões, Marcio Junqueira e Neto Machado. A entrada é gratuita.
Em um experimento de escrita, Rodrigues se dedicou a apagar, com um corretivo, as palavras do livro de um de seus autores preferidos, poupando algumas que, após terem suas páginas arrancadas e trocadas de lugar, formariam um novo romance. A ideia era se desafiar a escrever sem adicionar nenhuma palavra ao texto, apenas retirar.
Para o artista, a escolha da obra não foi totalmente consciente, mas aconteceu principalmente pelo apreço que o autor curitibano possuía pela escrita de Noll. “Eu sabia que, de alguma maneira, a escrita dele me provocaria”, afirmou em entrevista ao jornal Cândido.
O processo de destruição e criação seguiu padrões criados por Rodrigues: não podia inserir palavras, nem sinais, apenas eliminar; e não podia apagar o nome João. Dessa forma, Gilberto Noll foi apagado para dar lugar a João, romance assombrado pelo fantasma de violência, erotismo e ternura característicos da escrita de Noll.
Para a escritora, filósofa, professora e artista Marcia Tiburi, o performance tem como resultado, uma “captura dos vagalumes do texto. O trabalho do apagamento que faz ver o que passava despercebido”. Márcia também contribuiu com o projeto realizando leituras e comentários durante a produção do livro.
Serviço
Lançamento de João, de Ronie Rodrigues + bate-papo com Alex Simões, Marcio Junqueira e Neto Machado
Quando: terça-feira, 28 de janeiro
Horário: 19h
Onde: Casa 7 (Rua dos Adôbes, 7 – Santo Antônio, Além do Carmo | Salvador, BA)
Foto: Ronie Rodrigues (crédito: Luana Navarro)