Dois titãs da música brasileira, Carlinhos Brown e Ney Matogrosso dispensam apresentações. Com décadas de impacto nacional e internacional — da Timbalada aos Secos e Molhados — a estética também sempre foi uma marca dos dois cantores, que estampam a capa comemorativa dos 50 anos da “Vogue Brasil: Encontros”.
Na conversa, Brown, de 62 anos, e Ney, de 83, celebram suas trajetórias, a amizade e fazem reflexões sobre o passado, o presente e o futuro, sempre destacando como suas artes foram referência um para o outro.
“Carlinhos, você veio e fez uma transformação com a sua chegada. Botou tambores tocando em tudo quanto é canto, foi para a Europa e lá abalou. Presto atenção em você desde que surgiu. Porque você tem um talento que jorra”, diz Ney, que ao longo da conversa também fala sobre suas escolhas estéticas e referências visuais, como Carmen Miranda.
“Sua originalidade é tudo. Eu me referenciei muito nisso — nesse crossover de moda com Agostinho dos Santos, Pixinguinha, aquela coisa do jazz, do jimbo, do terno, de muita elegância. Ao mesmo tempo, em um país tropical, Nordeste, 40 graus, trio elétrico, Carnaval”, confessa Carlinhos.
As edições especiais da Vogue 50 também trazem mais duas capas com figuras de destaque no país, como a cantora Anitta; a ministra Sonia Guajajara, a deputada Érika Hilton; e a influenciadora Silvia Braz.
Foto: Carlinhos Brown e Ney Matogrosso na Vogue Brasil de maio 2025 (crédito: Vogue Brasil/ MAR+VIN)