A 6ª edição do projeto Candyall e Tal, que reúne arte urbana, música e gastronomia nas ruas do Candeal, acontece neste sábado (7) e domingo (8), com uma programação voltada à celebração da intensa diversidade cultural e musical da cidade. O festival ocupará espaços icônicos do bairro, como a Bica, Zé Botinha, Beco do Bitt e a Praça das Artes. O Candyall e Tal é realizado pela Pracatum, fundada há 30 anos por Carlinhos Brown, com o objetivo de promover transformação social no bairro.
A abertura do evento, no sábado, às 16h30, será feita pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), no Palco Zé Botinha. Das 17h às 21h, a Praça das Artes recebe apresentações da Roda de Timbau do Candeal, do Coletivo CDL e da Nanamoa. Já no Palco Bica, às 17h10, o público poderá conferir as performances de alunos e ex-alunos da Pracatum, com direção musical do professor Nairo Elo.
No final da tarde, às 18h30, o Palco Samba, em frente à Pracatum, recebe o grupo Samba e Suor. Às 20h, a Ópera-Buffa, formada por Jonga Cunha, Rafa Chaves e Rafael Jardim, recebe a banda Bitgaboott, criada no bairro por Boghan Gaboott e Leo Bitbit, encerrando o primeiro dia de festival.
No domingo (8), o festival começa mais cedo, às 12h, com apresentação do grupo Swing On, no Palco Samba, em frente à Pracatum. O samba animará o almoço no Bar Du Kabaça, localizado em frente ao palco, onde será servido o famoso feijão do Kabaça, destaque na série Comida de Rua: América Latina, da Netflix. Em seguida, às 14h, o samba invade as ruas do bairro com o arrastão das Sambadeiras, que convidarão a banda Off Scala. Às 15h30, a Turma de Percussão da Pracatum, com regência do professor José Izquierdo, mostrará a força da percussão e do ritmo no bairro, no Palco Zé Botinha.
Na Praça das Artes, das 16h30 às 18h, a dança ganha espaço com apresentações do Ballet Adeprocan e da Cia Mistura. A atração seguinte será a DJ Belle, às 16h30, no Palco Bica, transformando o local em uma grande pista de dança. Às 17h15, as Filhas do Som promovem um arrastão pelas ruas do bairro. O festival será encerrado pela banda Bitgaboott, que receberá Xexéu e Patrícia, ex-integrantes da Timbalada, a partir das 17h30, no Beco do Bitt.
Artesanato e Gastronomia
O bairro também é conhecido por sua culinária baiana e pelos petiscos dos bares da região. Além do famoso feijão do Bar Du Kabaça, pontos como o Acarajé da Mel, Abará do Denys, Espetinho de Eliane, Caldo e Mais e a Hamburgueria Artesanal 53 Pra Você são paradas obrigatórias. O artesanato marcará presença na feira de arte e manualidades, com a participação de diversos expositores.