A Câmara Municipal de Salvador (CMS) está avaliando uma proposta para criar novas rotas de transporte marítimo que liguem diferentes regiões da cidade, como a Barra e o Subúrbio Ferroviário. A ideia, apresentada no Projeto de Indicação nº 474/2025, pede que a prefeitura estude formas de colocar barcos para fazer viagens regulares integradas ao sistema de mobilidade urbana.
Na prática, essas novas linhas poderiam ajudar a diminuir o trânsito nas ruas, conectar regiões distantes por um trajeto mais rápido e ainda fortalecer o turismo, já que ampliariam as opções de circulação pela orla e pela Baía de Todos-os-Santos. O projeto também destaca que programas federais, como o BR do Mar, oferecem incentivos que podem baratear a renovação de embarcações e tornar o serviço mais viável.
“Salvador nasceu voltada para o mar. Usar esse potencial para melhorar a mobilidade é uma forma inteligente de integrar a cidade, reduzir congestionamentos e fortalecer o turismo e a economia. A ligação entre a Barra e o Subúrbio é um exemplo do que podemos construir”, afirmou o vereador João Cláudio Bacelar, autor da proposta.
Depois de passar pelas comissões da Câmara, o projeto será votado em plenário. Se aprovado, a recomendação segue para análise da prefeitura.
Foto: Reprodução


