Autor do clássico premiado “Torto Arado”, o escritor Itamar Vieira Jr desembarca em Brasília nesta quarta-feira (30), para o projeto “Sempre um Papo”, na Caixa Cultural, a partir das 19h30. O evento gratuito promove uma conversa com o escritor, que irá falar sobre seus livros, como “Salvar o Fogo”, vencedor do Grande Prêmio de Livro do Ano do Jabuti 2024, e “Chupim”, último lançamento de Vieira Jr. para o público infantil.
Conhecido pelo , em Torto Arado – vencedor dos prêmios Leya, Jabuti e Oceanos, “Torto Arado” (Todavia) – que se passa nas profundezas do sertão baiano, o escritor conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, que encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra. O romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.
Já “Salvar o Fogo” narra a história de Moisés, que vive com o pai, Mundinho, e sua irmã, Luzia, em Tapera do Paraguaçu, povoado rural na Bahia com agricultores, pescadores e ceramistas de origens afro-indígena que vivem ao mando da igreja (dona de um mosteiro construído no século XVII). Um livro marcado pelo lirismo e pela crítica social, ambientado no mesmo universo que consagrou “Torto Arado”. Entre realidade e sonho, o autor sobrevoa a vida do trabalho no campo, contrapondo as perspectivas infantil e adulta sobre o mesmo universo.
O projeto “Sempre um Papo” retorna à Brasília após uma temporada de seis anos, de 2003-2006, com patrocínio da Lei Rouanet. A iniciativa, que estreia com Itamar Vieira Jr, também receberá, este ano, Aílton Krenak e Bianca Santana. A mediação será feita pela jornalista Márcia Maria Cruz.
Crédito: Reprodução