Marsia Taha Mohamed está à frente do restaurante Gustu, em La Paz, capital da Bolívia
O título da Melhor Chef de Cozinha da América Latina, concedido pelo prêmio Latin America’s 50 Best Restaurants, não é mais da brasileira Janaína Torres. A sócia de um dos mais bem sucedidos grupos gastronómicos do Brasil – que contempla o Bar da Dona Onça e o badalado A Casa do Porco – teve seu posto ocupado pela búlgara radicada na Bolívia Marsia Taha Mohamed, eleita a melhor chef da edição 2024.
O 50 Best anunciou no seu perfil no Instagram a nova detentora do título ressaltando o compromisso da cozinheira com a sustentabilidade e a biodiversidade. À frente do restaurante Gustu, em La Paz, capital da Bolívia, Taha está prestes a inaugurar o Arami, seu primeiro restaurante.
Janaína Torres/Divulgação
Cofundadora do projeto Sabores Silvestres, que visa promover a conservação da biodiversidade e exaltar a herança culinária através de pesquisa e educação em conservação da biodiversidade, a chef tem como uma de suas bandeiras a preservação do patrimônio alimentar e a difusão da culinária da Amazônia boliviana. Desde 2018, o grupo de Taha atua junto com mais de 50 comunidades originárias da região, explorando ingredientes nativos e ajudando o povo boliviano a conhecer a sua cultura através da comida. Só para lembrar, a chef não ganhou o título do anda. No ano passado, ela foi eleita, pelo mesmo Latin America’s 50 Best Restaurants, a Chef em Ascensão da América Latina.