O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento para a construção de uma usina de produção de etanol de milho em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. O valor do investimento é de R$ 950 milhões, com a Inpasa Agroindustrial S/A sendo responsável pela refinaria.
Segundo o BNDES, a previsão é que a unidade atinja o volume máximo de produção em 2027. A biorrefinaria terá capacidade para produzir até 1 milhão de toneladas de milho, 498 milhões de litros de etanol, 248,9 mil toneladas de DDGs (dried distillers grains – coproduto da produção de etanol a partir do milho, rico em proteína), 24.862 toneladas de óleo vegetal e 185 GWh de energia elétrica.
Primeira biorrefinaria da Inpasa na Bahia, a usina será dedicada a produção de etanol anidro e hidratado a partir da moagem de milho, sorgo e de outros grãos. A planta será construída na zona rural de Luís Eduardo Magalhães, ocupando uma área de 125.280,50 m². A expectativa é que a refinaria gere entre 450 e 500 empregos voltados para o processo industrial.
Foto: Inpasa Brasil


