Uma das mais vibrantes expressões do Carnaval da Bahia, reconhecida como patrimônio cultural, a banda Habeas Copos abrirá oficialmente a festa momesca, no próximo dia 11 de fevereiro, a partir das 22h., com repertório de marchas e sambas que remetem aos antigos carnavais e preservam uma identidade musical que atravessa gerações. O bloco desfila no circuito Sérgio Bezerra, numa extensão de aproximadamente dois quilômetros, começando no Farol da Barra e seguindo pela Avenida Oceânica até o Morro do Cristo. A sonoridade marcante transforma as ruas da Barra em um verdadeiro Carnaval Acústico, onde cada compasso ecoa memória afetiva e celebração popular.
Para Sérgio Bezerra, idealizador e fundador do projeto, o Habeas Copos vai além do Carnaval de rua. “Queremos estar sempre na vanguarda, com foco no resgate e na preservação de temas e personagens importantes da cultura da Bahia”, destaca. Esse conceito se reflete na escolha criteriosa dos homenageados a cada edição, sempre ligados à construção e valorização do Carnaval e da cultura baiana.
A trajetória de Sérgio Bezerra e da Banda Habeas Copos foi reconhecida oficialmente pela Prefeitura de Salvador em 2013, com a criação do Circuito Sérgio Bezerra. O percurso eternizou o nome do fundador da mais tradicional banda de sopro e percussão da Bahia e consolidou o pré-Carnaval da Barra como um dos momentos mais irreverentes e vibrantes da festa. Desde então, o bairro passou a reunir milhares de turistas e soteropolitanos em um grande dia de celebração.

Pioneira no resgate do espírito dos antigos carnavais de rua, a Banda Habeas Copos é reconhecida como responsável por dar origem ao hoje consolidado Carnaval da Barra. Ao longo de seus 48 anos de atuação, tornou-se uma das maiores bandas de sopro e percussão do Brasil, símbolo de cultura, alegria e autenticidade baiana.
Ao longo dessa trajetória, a banda já prestou homenagens a nomes que marcaram a cultura baiana e brasileira, como Saulo Fernandes, Batatinha, Margareth Menezes, Nizan Guanaes, Riachão, Bell Marques, Armandinho, entre outros. Cada tributo reforça o compromisso com a valorização da arte, da identidade e da memória do Carnaval da Bahia.
Em 2026, a Banda Habeas Copos presta uma homenagem especial ao Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (COMCAR). Mais do que reconhecer uma instituição, a homenagem se estende a toda a cadeia produtiva do Carnaval — blocos, fanfarras, artistas, técnicos, cordeiros, ambulantes, profissionais de limpeza, produção, segurança e apoio — protagonistas que mantêm viva a maior festa popular do mundo.
Fotos: Divulgação

