O baiano Olival Freire Junior, natural de Jequié e professor da UFBA, foi anunciado como o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele assume o posto no lugar de Ricardo Galvão, que deixou a instituição para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
A confirmação foi feita nesta sexta-feira (5) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Freire Junior já fazia parte da cúpula do órgão: até então, atuava como diretor científico do CNPq.
Com carreira marcada pela pesquisa e pela formação acadêmica sólida, Olival é físico e historiador da ciência, formado em Física pela UFBA, com mestrado em Ensino de Física e doutorado em História Social — ambos pela USP. Entre 2014 e 2019, também foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFBA.
Ao longo de sua trajetória, integrou o Conselho da Sociedade Brasileira de Física e ganhou destaque internacional. Em 2021, organizou para a Universidade de Oxford um handbook sobre a história das interpretações da mecânica quântica. Antes disso, em 2011, publicou o livro “Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais”.
Foto: Divulgação


