A cantora Assucena, de Vitória da Conquista, chamou a também baiana Jocyara, natural de Juazeiro, para participar da série musical “A Canção É Urgente: Vozes LatinA-Americanas”, em cartaz até domingo, no Centro Cultural Banco do Brasil no RJ. A cada noite, a anfitriã recebe artistas da nova cena da MPB pra dividir a cena com ela.
O nome do projeto foi pinçado da canção “La Canción es Urgente”, letra de Teresa Parodi que ficou conhecida na voz de Mercedes Sosa, e inspirado no movimento “Nova Canção Latino-Americana”, que emergiu entre as década de 1960 e 1970.
A gaúcha Catto e a paulista Ava Rocha também estão nesta série que marca o mês das mulheres com releituras das obras inéditas de cantoras e compositoras que contribuíram para a renovação da música latino-americana e que foram fundamentais para consolidar o movimento como um marco na história da música deste continente.
O projeto também promove o encontro e a criação a partir das diferenças, reafirmando a música como elo de unidade e emancipação para os povos latino-americanos. “Será um mergulho nas cores tão diversas dessas Américas Latinas plurais em ritmos, melodias e conteúdos. É como passar uma borracha nas fronteiras nacionais e buscar o elo que nos conecta enquanto povo e resistência”, conta Assucena. “Cantaremos nossas mátrias: Mercedes Sosa, Teresa Parodi, Violeta Parra, Suzana Baca, Omara Portuondo, Elis e outras tantas. Feliz demais por ter a oportunidade desse mergulho”, destaca.
Josyara (crédito: Julia Maturana)