Uma das festas mais tradicionais da Bahia, o São João, em 2025, deve ter um crescimento de 25% no número de visitantes em comparação ao mesmo período do ano passado, que reuniu 1,7 milhão de pessoas. A estimativa otimista foi divulgada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) durante o lançamento oficial do São João da Bahia, realizado nesta quarta-feira (7), em São Paulo. As informações são do Panrotas.
Para o período, o governo estadual irá investir mais de R$ 15 milhões, de acordo com o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho. Para Pedro, as festas juninos tem um alcance maior do que o Carnaval, também forte no estado. “Enquanto o Carnaval fica concentrado apenas na costa baiana e em algumas cidades, o São João acontece em todo o Estado”, afirmou.
O evento, que deve movimentar os 417 municípios baianos, contará com mais de 15 dias de programação. Cerca 16 aeroportos na Bahia recebem os turistas durante o período junino, o que permite um maior acesso aos diversos destinos da festa.
Gramacho também destaca os esforços para internacionalizar o São João da Bahia. Segundo ele, o Estado tem promovido a festa em mercados como Santiago, Montevidéu e Buenos Aires, onde há voos diretos para a Bahia. A iniciativa conta com parcerias com companhias aéreas para aumentar a conectividade internacional.