A aviação civil brasileira receberá uma linha de crédito de R$4 bilhões em 2025. A novidade foi publicada no Diário Oficial da União na última semana, e anima o modal de transporte aéreo do Brasil para o ano que se inicia, após bons resultados em 2024.
O apoio virá por meio de financiamento às companhias brasileiras, e tem como objetivo estimular e fortalecer o setor, através da concessão de recurso reembolsável, que será destinado via Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atualmente, o fundo conta com um saldo superior a R$8,1 bilhões.
Esses recursos garantirão crédito às companhias aéreas com condições de pagamento mais favoráveis, como taxas de juros mais baixas e prazos mais longos para quitação.
O detalhamento da linha de crédito será apresentado pelo Comitê Gestor do Fundo Nacional de Aviação Civil (CG-Fnac). O comitê, criado recentemente, é composto por representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, da Casa Civil e do Ministério da Fazenda.
Foto: Shutterstock