Em sua terceira interpretação de um clássico de William Shakespeare, o ator baiano Amaurih Oliveira estreia nesta quinta-feira (24), às 20h, O Mercador de Veneza no Sesc Santo André, na Grande São Paulo. Com direção de Daniela Stirbulov, Amaurih interpreta dois personagens na trama escrita no final do século XVI: o Príncipe de Marrocos e Lourenço. As apresentações ocorrem de quinta a sábado, até o dia 17 de maio. Os ingressos para a venda online já estão esgotados.
“A história gira em torno do agiota judeu Shylock, interpretado por Dan Stulbach, e de Bassânio e Antônio (vivido por César Bacan), que recorrem a um empréstimo com Shylock. Todo o drama se desenvolve a partir dessa negociação, envolvendo também Pórcia, uma das protagonistas, cortejada por pretendentes interessados tanto em seu amor quanto em sua fortuna. Eu interpreto o Príncipe de Marrocos e Lourenço, um cristão que ajuda Jéssica, filha de Shylock, a fugir de casa”, explica Amaurih.
A estreia acontece um dia após a data de nascimento do autor inglês, que completaria 461 anos em 23 de abril. “É simbólico estrear um Shakespeare um dia depois do aniversário dele. É uma celebração, uma festa. Sou muito grato, porque Shakespeare tem algo de mágico, misterioso. Tudo que envolve suas obras nas montagens é muito forte e fascinante”, comenta o ator.
Amaurih destaca que a preparação para os personagens se baseou principalmente no texto original. “O estudo vem do próprio Shakespeare. A gente assiste a filmes e mergulha nesse universo dos personagens.” A montagem se desloca da Itália do século XVI para um cenário atemporal, onde questões como antissemitismo, preconceito racial e guerras motivadas pelo capital ganham novo destaque. “Navegamos nesses universos para construir os personagens com verdade, para que o público se alimente dessa história. Todos os signos e símbolos que propomos vêm muito dessa parceria com a Daniela Stirbulov”, conclui.
Crédito: Divulgação