O artista visual baiano Tiago Sansou, natural do bairro do Lobato, em Salvador, foi selecionado para participar da residência artística internacional da SOMOS Arts, programa de arte contemporânea em Berlim, Alemanha, com início previsto para dezembro de 2025. A residência reunirá artistas de diferentes países em uma experiência voltada à experimentação estética, colaboração e diálogo intercultural.
Durante o programa, Tiago representará o Brasil e a América Latina na capital alemã, dando continuidade à sua pesquisa sobre a mortalidade da população negra e as estéticas do pós-colonialismo, explorando as relações entre as metrópoles modernas e o Sul Global sob a perspectiva da população negra periférica.
“Participar da residência é mais do que um movimento individual: é levar comigo a força e a sensibilidade do matriarcado de mulheres pretas baianas do qual sou fruto e o território cultural onde minha arte nasce. Minha pesquisa sobre narrativas pós-coloniais parte das vivências afro-periféricas, dos gestos e das memórias que moldam nossa existência. Estar nesse intercâmbio é criar pontes entre o local e o global”, afirmou o artista.
A viagem conta com o apoio do Edital de Mobilidade Artística e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Sediada em Berlim, a SOMOS Arts é uma plataforma independente dedicada à promoção de práticas artísticas contemporâneas, residências e intercâmbios culturais na Alemanha.
Foto: Ramon Gonçalves
O MAB – Museu de Arte da Bahia ficou lotado de gente na última quinta (29) que foi conferir a abertura da exposição “Beatriz Milhazes: 100 Sóis” . Artistas, personalidades locais e outras...


