O artista plástico e arquiteto baiano André Moreno completa 59 anos nesta terça-feira (30), comemorando obras monumentais espalhadas pelo Brasil e também no exterior.
É de sua autoria a Arena da Capoeira, instalada em 2024, atrás do Mercado Modelo, no Comércio. A obra é uma homenagem à ancestralidade afro-brasileira e aos mestres dessa expressão cultural. São também de sua coautoria obras como o Cristo do Pacífico, em Lima (Peru), e o Largo da Gente Sergipana, em Aracaju — ambas criadas em parceria com seu pai, o artista Tatti Moreno, e com Félix Sampaio.
Com esculturas presentes em acervos de hotéis, coleções particulares, instituições e fundações, André Moreno já participou de exposições no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e integrou a mostra internacional “Exposição Itinerante 2234”, ao lado de outros 125 artistas, com passagens ainda por museus e galerias na Europa, América Latina e Estados Unidos.

Nascido em uma família de artistas em Salvador, onde mantém um ateliê no bairro do Rio Vermelho, André é filho da pintora Mimi Fonseca, de olhar apurado, traço delicado e hiper-realista, e do escultor Tatti Moreno, referência nacional e internacional na escultura sacra e religiosa.
(Tharsila Prates)


