Acúmulo, aglomeração, sobreposição, caos, ordem, exagero: esses foram alguns dos conceitos que nortearam o projeto da exposição Simples Presente, do artista carioca Raul Mourão. A mostra tem início em Salvador neste sábado (18), na Galeria Lugar Comum.
A exposição é composta por 48 monotipias sobre papel e quatro esculturas em aço, criadas especialmente para o espaço da galeria. O resultado casou perfeitamente com a galeria, localizada na Feira de São Joaquim. Cada um dos conceitos iniciais conversa com o ambiente ao redor.
“Tudo isso pode ser encontrado nas lojas de cerâmica, cestaria, utensílios e mesmo nas barracas de frutas, legumes e verduras. São traços da estética do comércio popular, é a linguagem ancestral da apresentação dos produtos que marca a identidade das feiras e que também estão presentes na exposição”, conta Raul.
Carioca, Raul Mourão tem uma relação especial com a Bahia. Além de ser um visitante apaixonado e curioso pelo estado, com amigos e afetos baianos, o artista é amigo do artista plástico Vik Muniz, que fundou a galeria.
Raul descreve a montagem de Simples Presente em Salvador como uma experiência estimulante e única. “Abrir uma galeria de arte contemporânea dentro de uma feira popular é uma ideia genial e transgressora do Vik Muniz, e poder fazer parte desse projeto é um privilégio”.
Fundada em 2021, a Galeria Lugar Comum é um projeto que busca democratizar o acesso à arte contemporânea. Desde a inauguração, o espaço tem abrigado obras de importantes artistas como Ernesto Neto, Maria Nepomuceno, Artur Lescher, Jonathas de Andrade, Julio Le Parc, Luiz Zerbini e o coletivo de fotógrafos Zumvi. A galeria promove quatro exposições anuais, aproximando o público de nomes consagrados no cenário artístico em um contexto inovador.
E se depender de Raul Mourão, a ideia de Vik Muniz não para por aqui. O artista conta que, conversando com o amigo e fundador da galeria há pouco tempo, sugeriu que ele deveria abrir uma filial da Galeria Lugar Comum no Mercado Municipal do Rio de Janeiro e outra no Mercado Municipal de São Paulo. “Seria lindo ter galerias de arte contemporânea nos principais mercados das grandes cidades do planeta”, defende.
SERVIÇO
O quê: Exposição Simples Presente, por Raul Mourão
Onde: Galeria Lugar Comum – Feira de São Joaquim, BOX N°2 B23. Av. Eng. Oscar Pontes – Água de Meninos, Salvador – Bahia
Quando: de 18 de janeiro a 31 de março de 2025, de 5h às 17h. Consulte o site oficial da galeria para informações sobre horários e agendamentos.