O Ara Ketu realiza nesta quinta-feira (5) seu último ensaio antes do Carnaval, reunindo diferentes expressões da música afro-baiana no coração do Centro Histórico de Salvador. O encontro acontece a partir das 19h, na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho, com entrada gratuita.
Para a noite, o grupo recebe como convidados especiais os blocos Cortejo Afro e Ilê Aiyê, referências na preservação e reinvenção da estética, da sonoridade e do pensamento afro-brasileiro. A abertura do ensaio fica por conta da banda Mamacita, que aquece o público antes das participações.
Criado nos anos 1980, o Ara Ketu construiu uma trajetória que atravessa décadas e ajudou a consolidar a música percussiva baiana no cenário nacional. Ao longo de sua história, o grupo já contou com artistas que marcaram diferentes fases da cena cultural da Bahia, como Tatau, Larissa Luz, Tonho Matéria, Érico Brás e Linnoy.
Atualmente, o comando vocal está com Guga Camafeu, que assumiu a liderança do grupo em 2025, após a saída de Dan Miranda. No repertório, o ensaio revisita sucessos que dialogam com a memória afetiva do Carnaval de Salvador, entre eles “Araketu é Bom Demais”, “Pipoca”, “Mal Acostumado”, “Festa na Cidade”, “Ô Meu Pai”, “Toma Lá, Dá Cá”, “Cobertor”, “Sempre Será” e “Amantes”.
Foto: Divulgação
Com texto do dramaturgo mexicano Humberto Robles, tradução e direção de Cacá Rosset e interpretação de Christiane Tricerri, o espetáculo Viva la Vida terá temporada em Salvador, mais especificamente no Teatro Faresi, em...

