Após concluir a sexta volta ao mundo, o navegador Aleixo Belov já tem data para retornar à Salvador. A bordo do veleiro-escola Fraternidade, o ucraniano radicado na Bahia atraca na capital baiana no próximo dia 28 de fevereiro, às 10h. A recepção começa às 9h, no 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, no Comércio.
Para a ocasião, a Fundação Aleixo Belov organizou um evento especial para o público. A programação inclui uma apresentação da banda Marujada, exposição de fotos com registros da viagem ao redor do mundo e exibição de um filme sobre a expedição. Serão disponibilizados 500 ingressos gratuitos, que podem ser retirados pelo Sympla ou na recepção do Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo.
Com 82 anos, o navegador completou o percurso da “Passagem Nordeste”, que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico através da Sibéria, no extremo-norte da Rússia. O percurso foi realizado pelo Ártico Siberiano, o único mar que Belov ainda não havia navegado.
A expedição começou no dia 12 de abril do ano passado e contou com 11 tripulantes, entre brasileiros e russos. Durante o percurso, a equipe enfrentou temperaturas negativas, ventos fortes e janelas curtas de degelo, características que limitam o acesso à região a poucas semanas por ano.
Foto: Adamo Mello
