O ambiente no primeiro andar do Cinema Glauber Rocha, que abrigou o Restaurante Guarany por pouco mais de um ano, terá uma nova função após o fechamento do restaurante. Passará a ser o Espaço Multiuso Guarany, aberto para diversos tipos de eventos.
O lugar, com mezanino, cozinha, varanda, banheiros exclusivos e acesso direto ao terraço, além de uma das vistas mais bonitas da cidade, está pronto para receber cursos, encontros corporativos, eventos culturais, ensaios, jantares, coquetéis, aniversários e casamentos. Os orçamentos podem ser solicitados diretamente ao Cine Glauber Rocha, via e-mail.
O Guarany, que operava no prédio do cinema, na Praça Castro Alves, desde maio de 2023, anunciou a pausa temporária das atividades em junho deste ano, por meio das redes sociais. Não há previsão de retorno; segundo a assessoria do restaurante, cada sócio está com projetos próprios atualmente. Com cozinha liderada pelo chef Pedro Meireles, o Guarany surgiu com a proposta de reunir sabores dos quatro cantos da Bahia, do Recôncavo ao sertão, dando um toque moderno à cozinha afetiva.
Cláudio Marques, idealizador e coordenador do Glauber Rocha, conta que o espaço multiuso nasceu de pedidos frequentes para eventos como cursos de culinária, dança, saraus de música e poesia no ambiente do cinema. “Ficava triste por não ter espaço para acolher. Daí, eu comecei a acalentar a ideia de dedicar aquele espaço privilegiado para outras artes e ampliar ainda mais a proposta do Cine Glauber Rocha. Ali, teremos cada vez mais um espaço cultural voltado para cinema, dança e literatura”, disse em entrevista ao site.
Segundo Marques, o Espaço Multiuso Guarany já está pronto para a maioria das atividades propostas e tem shows e espetáculos previstos para janeiro do próximo ano. Enquanto isso, está adquirindo aos poucos o mobiliário necessário para atender outras demandas. “Estamos muito animados; muita gente tem nos procurado com uma infinidade de projetos, que aproveitam o espaço multiuso, as salas de cinema e o terraço. Vai ser muito bom!”, antecipa.