A fotógrafa Angeluci Figueiredo, chef de cozinha do restaurante Preta, vai apresentar uma série de fotografias na mostra Avessos que será inaugurada na próxima quarta-feira (22), às 19h, no Fasano Salvador. A exposição reúne 12 obras autorais que revelam outro dos talentos da baiana; a fotografia, atividade desenvolvida por muitos anos como repórter fotográfica. Mesmo depois de abraçar a carreira de cozinheira e se tornado uma chef respeitada no Brasil, Angeluci (ou Preta), nunca largou a câmera de lado, mantendo o olhar atento a tudo que a interessava.
Sempre resistente a mostrar seu trabalho como artista visual, a fotógrafa acabou cedendo aos apelos do diretor João Marcelo Passos para expor seu trabalho no hotel da Praça Castro Alves. Nas imagens expostas o avesso ganha brilho próprio e revela o que não pode deixar de ser visto: os contrastes, os detalhes, a imensidão, o universo infinito de cada um. Segundo Preta, “a gente se acostuma a interpretar o avesso como o oposto das coisas, o contrário da face principal”, diz.
A exposição celebra personagens que ilustram a própria vida em seu fluxo cotidiano, oferecendo aos visitantes uma experiência autêntica de conexão com a arte local. “Estão lá a celebração da diversidade, a diferença e, face a face, identidade e alteridade, em tempos em que precisamos tanto de conexões reais com o outro”, conta Preta. Avessos integra o projeto Fasano Salvador Convida que tem como objetivo destacar formas de arte que representem a cultura e a história da Bahia. A exposição pode ser visitada no lobby do Fasano Salvador, de segunda a domingo, das 8h às 21h.