Pela primeira vez, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, cinco aeroportos da região Nordeste, incluindo o de Porto Seguro, no extremo sul do estado, atingiram, simultaneamente, recordes de movimentação de passageiros: Recife (6,3 milhões), Maceió (1,8 milhão), Porto Seguro (1,6 milhão), São Luís (1,1 milhão) e João Pessoa (1,1 milhão).
Os dados, divulgados no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mostram que o crescimento da região vai além dos tradicionais hubs de Salvador, Fortaleza e Recife. Destaques como João Pessoa, com alta acumulada de 20% no ano e 22% apenas em agosto, e São Luís, com expansão de 18% no mês, consolidam a descentralização da malha aérea.
Em todo Nordeste, foram 3,46 milhões de passageiros em agosto, contra 3,24 milhões no mesmo período de 2024, representando um crescimento de 6,9%. No acumulado de janeiro a agosto, a alta é de 4,93%.
O avanço é puxado, de um lado, pelo turismo, que segue impulsionando destinos litorâneos como Maceió e Porto Seguro; e de outro, cidades como Fortaleza, Salvador e Recife se consolidam como polos de negócios e hubs de voos internacionais.


