O projeto JAM no MAM realiza neste sábado (27), a partir das 18h, uma edição especial inspirada nos festejos de São João. Batizada de “JAM Junina”, a apresentação acontece na Praça Maestro Letieres Leite, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), no Solar do Unhão, reunindo clássicos da música nordestina e a improvisação característica do jazz.
A noite será conduzida pela Geleia Solar, banda residente do projeto, que recebe como convidado o sanfoneiro Cicinho de Assis. A proposta é revisitar ritmos tradicionais como baião, xote e xaxado em novos arranjos, preservando a essência das composições e abrindo espaço para experimentações musicais.
O repertório reúne canções que marcaram gerações e fazem parte da memória afetiva dos festejos juninos, entre elas “Feira de Mangaio”, de Sivuca e Glorinha Gadelha, “Arrasta-pé Alagoano”, de Hermeto Pascoal, e “Qui Nem Jiló”, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.
Segundo o diretor musical do projeto, Ivan Huol, a proposta é transformar clássicos da música nordestina em plataformas para a improvisação. “São composições que fazem parte da memória afetiva de gerações de brasileiros e que ganham novas leituras ao se transformar em plataformas para solos instrumentais, diálogos musicais e experimentações coletivas”, afirmou.
Os ingressos custam entre R$ 5 e R$ 40 e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.
Fotos: Divulgação
Veja também: Nando Reis traz nova turnê romântica para Salvador
