Os vinhos da casta Negra Mole, originários do Algarve, em Portugal, foram apresentados ontem (11), para um pequeno grupo de convidados dos empresários portugueses Pedro Garcia e Zé Coimeiro, proprietários da vinícola Arvad, no recém-inaugurado restaurante Amado Salvador, no Shopping Salvador.
Durante um jantar harmonizado, promovido em parceria com a Viñeria, representante da marca, foi conduzido pelo enólogo da vinícola portuguesa, Bernardo Cabral, que contou a história do resgate da casta Negra Mole, que estava em risco de extinção, pela Arvad, marca criada em 2016, numa propriedade nas margens do rio Arade, com vista para Silves.
“Uma das coisas interessantes da casta Negra Mole é que de um único cacho saem três cores diferentes de uvas”, diz o enólogo ressaltando que estes vinhos são fermentados em ânforas de terracota.
Apresentado em cinco tempos, o menu foi acompanhado dos vinhos Arvad Algarve Branco, Arvad Negra Mole Rosé, Negra Mole tinto – todos da safra de 2023, a primeira produzida com esta casta – e Arvad Tinto Reserva. O menu foi cuidadosamente criado pelo chef Danilo Fernandes para harmonizar com os rótulos servidos. Salvador foi a primeira cidade do Brasil a receber os vinhos da Arvad.
Hoje (12), os sócios da Arvad e o enólogo da vinícola recebem mais um grupo de convidados no Egeu, na Ladeira da Barra, para mais um jantar harmonizados com os vinhos Negra Mole. Confira quem estava lá:
Fotos: Renata Marques/Divulgação













