“Inteligência Artificial e Cultura”, curso gratuito desenvolvido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com o Ministério da Cultura, está com inscrições abertas até 27 de agosto. A formação é gratuita e os interessados podem agendar a participação através do site.
O curso é pertencente à escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) e foi desenvolvido pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da UFRB, juntamente com a parceria com a pasta federal de Cultura.

O formato das aulas é virtual, com perfil autoinstrucional e acesso às sessões educacionais pré-gravadas. A iniciativa visa mostrar os impactos do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no âmbito cultural e sua aplicação no patrimônio histórico e em todas as áreas de cultura do Brasil.
O curso da UFRB alinha-se a uma diretriz central da UNESCO, destacada na publicação “Recomendações para a ética da Inteligência Artificial”, de 2021, que orienta os países a promoverem uma capacitação em IA para os profissionais da área cultural, como artistas, estudantes, professores e gestores.
Para a professora Beth Ponte, a formação é ideal também para iniciantes no assunto. “Para aqueles que ainda estão começando a explorar o tema, o curso oferece uma base sólida para entender o que é a Inteligência Artificial e como ela já é aplicada na cultura e no patrimônio, além de trazer dicas de como fazer um uso mais informado e mais seguro. Já para os profissionais que utilizam essas ferramentas no dia a dia, o curso aprofunda o conhecimento, ajudando na discussão sobre Direitos Autorais e IA e apresentando múltiplos estudos de caso e exemplos de ferramentas e sistemas, além de dicas práticas de como incorporar a IA na gestão de projetos culturais”, detalha.
Serviço
Curso “Inteligência Artificial e Cultura”
Duração: 60 horas (autoinstrucional)
Inscrições: até 27 de agosto, clicando aqui
Término do curso: 26 de setembro
Quanto: gratuito
Crédito: Florian Boccia


