Casa de diversos projetos e empresas que apostam na sustentabilidade e na chamada energia verde, a Bahia recebe um grande investimento com a chegada da chinesa Windey Energy. O primeiro escritório brasileiro da gigante global em tecnologia que não agride o meio ambiente será montado em Salvador, no Senai Cimatec.
O grupo é estatal e está em terceiro lugar em todo o mundo como uma das maiores fabricantes de tecnologias como turbinas eólicas, hidrogênio verde e sistemas de armazenamento de energia (BESS).
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida, a escolha da Windey Energy fortalece a estratégia econômica baiana como líder nacional no campo de energia renovável:
“O estado já é o maior produtor de energia eólica do Brasil e, agora, com a Windey como parceira internacional, consolidamos a Bahia como um hub latino-americano para o setor. Essa parceria impulsiona a descarbonização, industrialização e qualificação técnica local, promovendo um modelo de desenvolvimento sustentável e inovador”, detalhou o titular da pasta.

Além da empresa em si, a estatal chinesa também criará um centro de pesquisa e desenvolvimento em parceria com o Cimatec, além do plano de uma instalação futura de uma fábrica de aerogeradores e a consequente formação de uma cadeia de fornecedores da região. A iniciativa gerará empregos diretos e indiretos não somente na capital baiana, mas também em áreas metropolitanas como Lauro de Freitas.
Para o CEO da Windey Brasil, Ricardo Galvão, a Bahia é o cenário ideal para a expansão da empresa. “O estado concentra alguns dos melhores ventos do mundo, tem infraestrutura em expansão e uma cultura voltada para inovação e sustentabilidade. Estar aqui nos aproxima dos principais parques eólicos do país e reforça parcerias locais. Acreditamos no potencial transformador da Bahia e viemos para crescer junto com o setor eólico brasileiro”, disse o executivo.


