O Olodum promove nesta terça-feira (7), sua primeira bênção do ano na Praça das Artes, no Pelourinho, com a participação especial de Jammil e Babado Novo. O evento, que faz parte das celebrações pelos 45 anos do grupo, abre os portões às 19h. A programação segue em todas as terças-feiras até a última antes do Carnaval (18 de fevereiro), quando o bloco afro fará seu desfile.
Neste ano, a celebração ganha um significado especial ao homenagear o samba-reggae, que surgiu como símbolo de resistência e valorização da cultura afro-brasileira. Criado por Neguinho do Samba, o ritmo uniu as influências do samba brasileiro com os ritmos caribenhos, especialmente o reggae, dando origem a uma musicalidade que se tornou marca registrada dos blocos afro.
O Olodum, um dos principais representantes desse movimento, utiliza o samba-reggae como forma de disseminar mensagens de paz, igualdade e fortalecimento da identidade negra. A celebração reforça a força dos blocos afro, que têm suas raízes nas comunidades negras de Salvador, e resgata a essência de uma música que conecta história e cultura. Os ingressos já estão disponíveis.
Os ingressos para o ensaio custam R$ 120 (meia promocional) e estão à venda aqui ou presencialmente na Casa do Olodum (sem taxas).