O cantor, compositor e ator Seu Jorge será homenageado nesta sexta-feira (25) com o Título de Cidadão Soteropolitano, concedido pela Câmara Municipal de Salvador. A proposta é da vereadora Cris Correia e reconhece a forte ligação do artista com a capital baiana e sua contribuição para a cultura brasileira.
A homenagem acontece no mesmo ano em que ele lançou Baile à la Baiana, álbum em parceria com os baianos Peu Meurray e Magary Lord. “Salvador está em Seu Jorge por diversos motivos. É uma conexão ancestral”, afirma a vereadora. “Esse novo trabalho honra nossa cultura, história e amplia nossa representatividade.”
Emocionado, Seu Jorge destacou a importância do título: “Salvador é um lugar onde me sinto em casa. Ter minha trajetória reconhecida por essa cidade tão rica culturalmente é um privilégio imenso. Me sinto abraçado pela Bahia.”
Com 11 faixas inéditas, Baile à la Baiana mistura influências cariocas e baianas em uma sonoridade afro-brasileira dançante. “É um álbum para dançar, se divertir e celebrar a vida”, disse o artista. O disco foi inspirado em Salvador, no Galpão Cheio de Assunto, de Peu Meurray, onde também estreitou laços com Magary Lord. O projeto conta ainda com participações de Adriano Trindade, Rodrigo Tavares, Ivan Sacerdote e a banda Conjuntão Pesadão.
A cerimônia será mais que uma homenagem formal — é a consagração de uma relação afetiva e artística construída ao longo dos anos. Salvador sempre fez parte da história de Seu Jorge — e agora, oficialmente, ele também faz parte da história da cidade.
Crédito: Divulgação


