O tradicional Bembé do Mercado, que simboliza o fim formal da escravidão no Brasil e também representa a força da identidade negra, acontece entre os dias 10 a 18 de maio, em Santo Amaro da Purificação. Uma das atrações deste ano será a exposição fotográfica “Bembé: A Festa dos Olhos do Rei”, do artista visual Roque Boa Morte. A mostra acontece nos dias 16 e 17 de maio, no Largo do Mercado.
Natural da cidade, mas radicado em Nova Iorque, Roque pesquisou, por cinco anos, o registro da celebração, contando com o apoio do Centro de Estudos Étnicos e Africanos da UFBA e o financiamento da FAPESB. A importância da investigação é grande, pois não há imagens do Bembé do Mercado anteriores aos anos 50.
Além da exposição, o evento marcará o lançamento de um acervo de 9 mil imagens, que poderá ser visto pelo público no Museu Afrodigital do Brasil. Mais do que uma mostra, “Bembé: A Festa dos Olhos do Rei” marca a devolução do olhar negro presente nas fotografias para a comunidade local, preservando as tradições e o passado cultural, histórico e social.
Serviço
Programação da exposição “Bembé: A Festa dos Olhos do Rei”
As atividades são no Largo do Mercado, sempre às 16h.
Dia 16 de maio (sexta):
Abertura oficial, com visita guiada à mostra e a presença de autoridades e lideranças comunitárias.
Dia 17 de maio (sábado):
Roda de conversa com Roque, a comunidade e representantes do CEAO/UFBA.
Crédito: Reprodução Instagram