A Semana Fashion Revolution retorna a Salvador entre os dias 22 e 27 desse mês com uma programação gratuita dedicada à moda consciente. O evento faz parte de um movimento mundial que busca transformar a indústria têxtil a partir de práticas mais justas, transparentes e sustentáveis. Com o tema nacional “Pensar global, agir local: Quem é o Brasil na Revolução da Moda?”, a edição baiana reúne oficinas, debates, bazar de trocas e atividades em diversos pontos da cidade.
Entre os destaques da programação estão bate-papos sobre diversidade e resíduos têxteis de abadás no Carnaval, oficinas de reaproveitamento têxtil, yoga, estamparia, joias com material descartado e a tradicional ação “Dia da Manualidade”, no Museu de Arte da Bahia. Toda a agenda é organizada por voluntários e coletivos parceiros, reforçando o protagonismo local no debate sobre moda sustentável.
Criado em Londres em 2013 após o desabamento do edifício Rana Plaza, o Fashion Revolution é hoje o maior movimento de ativismo de moda do mundo, com ações em mais de 100 países. “Salvador tem muito a contribuir com esse debate, com projetos, pesquisas e profissionais atuando no setor”, destaca Ana Fernanda Souza, representante local do movimento.
Confira abaixo a programação completa e links para inscrições:
Oficina de reaproveitamento têxtil
22 e 23/04, 9h às 11h30 e 13h às 16h – Loja Humana, Piedade
Inscrição
Bate-papo: Diversidade, equidade e pertencimento na moda
23/04, 17h – Facom/UFBA
Inscrição
Bate-papo: Abadás como resíduos têxteis no Carnaval
24/04, 18h – Laje da Secis, Comércio
Inscrição
Bate-papo: Que moda circular podemos ter?
25/04, 8h30 – Unifacs, Tancredo Neves
Inscrição
Dia da Manualidade
26/04, 13h às 17h – Museu de Arte da Bahia
Área externa, entrada livre
Bazar de trocas; abertura com Yoga, com Tarsila Ferreira; oficina de upcycling, com Sônia Bastos e Micaele Santos: plantão de consertos de roupas; construção de bonecas de tecido, com As Fadas Bordadeiras: bate-papo Fashion Revolution, com Ana Fernanda Souza e Marina de Luca: oficina de estamparia em tecido, com Rafaela Monteiro: oficina de joias com material descartado, com Bia Simon.