Neste sábado (29) e domingo (30), Salvador servirá de cenário para a segunda edição do Oceanman Brazil, maior circuito amador de natação em águas abertas do mundo. O evento integra a programação oficial do aniversário da cidade e promete movimentar o Porto da Barra com a presença de 670 atletas do Brasil e do exterior.
A competição, que estreou no país em 2024 também na capital baiana, reunirá representantes de 20 países, 20 estados brasileiros e quase 50 cidades diferentes. Com provas realizadas em dois dias, o Oceanman reforça Salvador no cenário internacional da natação em mar aberto.
No domingo (30), a partir das 7h, acontecem as duas principais disputas: a Oceanman (10 km), com largada na Praia da Boa Viagem, e a Half Oceanman (5 km), com saída no Terminal Náutico. Ambas têm chegada no icônico Porto da Barra. Já no sábado (29), também a partir das 7h, serão realizadas as provas OceanKids (500m), Sprint (2 km) e OceanTeams (500m), todas com largada e chegada no mesmo local.
Além de Salvador, o circuito terá edições em São Paulo e Rio de Janeiro, com datas ainda a serem definidas. As etapas do Oceanman ao redor do mundo – são 35 países – funcionam como seletivas para o campeonato mundial, marcado para dezembro em local ainda não anunciado.
Entre as embaixadoras do evento estão as medalhistas olímpicas Poliana Okimoto e Sharon Van Rouwendaal. “O mais bacana de provas como o Oceanman é que 99% dos participantes são atletas amadores, que estão descobrindo essa paixão pela natação em águas abertas. Aqui não existe perdedor”, destaca Poliana.
Com edições realizadas em destinos paradisíacos como Tailândia, Grécia, Egito e Dubai, o Oceanman atrai atletas e famílias, promovendo o turismo esportivo. Em Salvador, o evento valoriza ainda mais a Baía de Todos-os-Santos, integrando o cenário histórico da cidade à experiência esportiva.
“A data de aniversário de Salvador é importante para fomentar o esporte na Baía de Todos-os-Santos, nadando próximo a inúmeros monumentos históricos que estão nas suas margens e contando um pouco da história da cidade. Além de inserir muitos atletas de projetos sociais da prefeitura de Salvador e portadores de deficiência, que neste evento é tratado com INSPIRATION pela sua condição em inspirar novos adeptos em nadar no mar”, comenta Beto Porciúncula, diretor do evento.