A implantação do Tramo 4 do metrô de Salvador deve provocar uma ampla transformação no Centro Antigo da cidade. O projeto prevê a construção de um túnel de 1,1 quilômetro entre a Lapa e o Campo Grande, onde será instalada uma nova estação, além de um conjunto de obras de urbanização voltadas à requalificação da área e à ampliação da mobilidade urbana.
Entre as intervenções em estudo pelo governo estadual está a criação de um novo elevador ligando a Cidade Alta à Cidade Baixa, conectando o Largo dos Aflitos, no Dois de Julho, à Gamboa. A proposta é que o equipamento seja panorâmico, com vista para a Baía de Todos-os-Santos e para a Ilha de Itaparica, funcionando tanto como meio de transporte quanto como novo atrativo turístico, segundo o site Bahia.ba.
O projeto do elevador prevê dois trechos: o primeiro entre os Aflitos e a Avenida Contorno; o segundo em plano inclinado até a Gamboa. Além disso, a gestão de Jerônimo Rodrigues estuda a construção de uma passarela de 480 metros ligando a Estação Campo Grande aos bairros do Canela e da Graça, facilitando o acesso aos campi da Universidade Federal da Bahia e às proximidades do Hospital Português.
As intervenções estão sendo analisadas pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia e devem ser licitadas ainda em 2026, junto com outras ações de requalificação do entorno do Tramo 4. A expectativa é que os projetos sejam anunciados em cerimônia de lançamento das obras da Estação Campo Grande, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também deve acompanhar os testes do VLT no Subúrbio Ferroviário.
Foto: Sara Barnuevo

