A capital baiana é o destino mais procurado do Nordeste por viajantes durante o feriadão da Semana Santa, que começa na próxima sexta-feira (18). Segundo pesquisa da plataforma Kayak, Salvador é o terceiro destino nacional mais buscado por turistas, atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Com esse destaque, a estimativa de fluxo turístico para Salvador neste período de 2025 é de 121.915 visitantes, o que representa um crescimento de 4,9% em relação ao ano passado, quando o número foi de 116.117.
Neste ano, o feriado da Semana Santa será prolongado com o Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, que cairá numa segunda-feira. De acordo com o Kayak, houve um aumento de 104% na procura por passagens para Salvador em comparação com o mesmo período de 2024. Esse crescimento também se reflete na receita turística, que deve alcançar R$ 259 milhões, representando o mesmo percentual de alta. A taxa média de ocupação hoteleira da cidade segue a tendência e deve subir de 56,87% para 59,71%.
Para o country manager do Kayak no Brasil, Gustavo Vedovato, o aumento nas buscas está relacionado à falta de feriados prolongados no segundo semestre de 2025. “Este costuma ser um dos feriados mais importantes para o turismo, e dois fatores contribuem para que este ano ele esteja ainda mais desejado: o Dia de Tiradentes logo em seguida, e a escassez de feriados prolongados no segundo semestre. Ou seja, os brasileiros já sabem que é uma oportunidade que não dá para desperdiçar”, afirma.
O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, destaca a força de Salvador no cenário nacional. “Este ranking mostra como Salvador tem se consolidado como destino. Embora não sejamos um hub aéreo como São Paulo ou Rio, temos grande representatividade no turismo. Nossa cidade atrai visitantes por diversos motivos, desde as belezas naturais e históricas até o turismo esportivo e de sol e praia”, disse.
Crédito: Reprodução Instagram