É raro encontrar um baiano que não conheça Ricardo Ishmael. Jornalista há mais de 20 anos, além de escritor, ele marca presença nas telinhas de milhares de baianos todos os dias. Para celebrar sua trajetória, o apresentador receberá o título de Cidadão Soteropolitano na próxima sexta-feira (6), em uma solenidade especial na Câmara de Vereadores de Salvador.
O título, indicado pelo vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), surpreendeu Ishmael. “Realmente foi uma surpresa. Estou radiante, comovido mesmo”, disse o jornalista. A cerimônia de outorga será realizada no Plenário Cosme de Farias, o Salão Nobre da Câmara, às 18h, com entrada aberta ao público. Natural de Serrinha, Ishmael já acumula outros dois importantes títulos: o de cidadão cachoeirano e o de cidadão santamarense.
Na mesa de homenagens estarão convidados especiais do jornalista, como a cantora e amiga Mariene de Castro, a pesquisadora Nancy de Souza, mais conhecida como Vovó Cici, o babalorixá Pai Pote de Santo Amaro e o padre Lázaro Muniz.
Ishmael se formou em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB), com passagens também pelos cursos de Licenciatura em História (UEFS) e Roteiros para TV, Cinema e Vídeo (FJA). Vencedor de diversos prêmios nacionais de reportagem, como o ABECIP Responsabilidade Social e Direitos Humanos da OAB/RS, ele também participou da elaboração dos documentários Bicentenário da Independência – Heróis e Heroínas da Liberdade e Ilê Aiyê – A Casa do Mundo.
Em 2017, estreou no mundo da literatura com o livro O curioso destino de Rita Quebra-Cama. Desde então, publicou mais cinco livros, todos voltados para o público infanto-juvenil. Juntos, eles somam mais de 100 mil exemplares vendidos e adotados por escolas.