Um restaurante de Juazeiro venceu o Concurso da Moqueca 2025, competição que reúne chefs das 13 zonas turísticas do estado e é promovida pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em parceria com a Food Hub e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA). O troféu foi entregue no Mercado do Rio Vermelho, no domingo (23), ao chef Val Carvalho, que comanda o Nossa Casa Frutos do Mar.
Apesar de estar no Vale do São Francisco, Val conta que parte do segredo vem da capital baiana. “Sou filho de baiana de acarajé e aprendi a cozinhar dentro de casa. Trabalhei nos maiores hotéis de Salvador, como ajudante e cozinheiro. Depois, fiz uma capacitação e, há dez anos, montei um projeto próprio, que foi o restaurante. Ganhar esse prêmio é uma coisa inenarrável, fruto de um trabalho árduo. Vou colocar outdoor na cidade para divulgar que a melhor moqueca da Bahia é de Juazeiro”, comemora.
O Concurso da Moqueca fomenta o turismo gastronômico baiano e abre novas oportunidades de negócios para os participantes. O segundo lugar ficou com a receita Coração da Bahia, do restaurante Oásis D’Moura, de Santo Antônio de Jesus, nos Caminhos do Jiquiriçá; e o terceiro colocado foi o prato Filé de Pitu, do restaurante Dona da Praia, de Subaúma (Entre Rios), na Costa dos Coqueiros.
O júri contou com a participação de chefs renomados e jornalistas especializados em gastronomia, entre eles o chef Edinho Engel, do prestigiado restaurante Amado, em Salvador. “O concurso é uma forma de fortalecer, de referenciar e divulgar o que a Bahia tem de melhor na gastronomia. Parabéns pela iniciativa. Precisamos de mais eventos como esse”, afirmou Engel.
Foto: Setur-BA


