Segundo a SITA, empresa especializada em comunicação de transporte aéreo e tecnologia de informação, o continente europeu é a área onde mais se extraviam bagagens durante voos. Os dados, de 2024, afirmam que a taxa de malas perdidas na região é de 12,3 por mil passageiros, número que representa quase o dobro de estatísticas em países situados em outros continentes.
33,4 milhões de malas foram extraviadas no ano passado, quantidade superior ao ano de 2023, quando 33,8 milhões de bagagens não chegaram ao destino previsto. No outro lado do relatório, a região da Ásia-Pacífico teve a menor taxa de descuido, com uma proporção de 3,1 malas perdidas por cada grupo de mil passageiros.

Para evitar dor de cabeça durante uma viagem, veja abaixo algumas dicas que facilitam o despacho da bagagem e reduzem o risco de uma mala ser extraviada:
- Sempre cole na mala uma etiqueta resistente à água com dados pessoais como nome, telefone, e-mail e endereço. Vale também fixar outra etiqueta semelhante na parte de dentro da bagagem;
- Mesmo que não seja seu estilo, aposte em malas coloridas, que se tornam mais difíceis de serem esquecidas pela equipe de logística do avião. Caso sua bagagem seja em tons básicos, use fitas ou panos amarrados nas alças, ou grandes chaveiros com berloques;
- Rastreie a mala em tempo real com dispositivos de monitoramento;
- Evite conexões de voos com intervalos curtos.


