Com inscrições estão abertas até 5 de maio, o Programa Destino Futuro acaba de ser lançado com o objetivo de conectar startups e empresas de inovação a micro, pequenas e médias empresas do setor turístico. A iniciativa, fruto de parceria entre a Embratur, a Sudene e o Porto Digital, destinará cerca de R$ 3 milhões para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que modernizem e tornem mais competitivas as atividades turísticas na região.
As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no site da EmbraturLab. O programa abrange também os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, áreas de atuação da Sudene. A intenção é fortalecer o turismo como eixo estratégico para a geração de emprego e renda, aproveitando a capilaridade do setor que engloba hotéis, turismo de lazer e prestação de serviços.
Dados do Ministério do Turismo indicam que o setor gerou mais de 400 mil empregos formais no país, com destaque para o Nordeste, onde os empreendimentos turísticos cresceram 52% nos últimos três anos. O programa prevê três fases de seleção, culminando na escolha de cinco soluções que receberão mentoria do Porto Digital e investimentos de até R$ 533 mil cada, com prazo de execução de até 12 meses.