Uma das mais imponentes edificações do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), o Edifício Copan, no centro de São Paulo, foi o tema do documentário homônimo que venceu o prêmio de “Melhor Filme” no “É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários”. Com direção de Carine Wallauer, “Copan” é um retrato do dia-a-dia do edifício signature da capital paulista, com seus condôminos e funcionários.
O documentário foi gravado em 2022, durante a campanha e disputa presidencial entre Jair Bolsonaro e Luís Inácio Lula da Silva. A diretora, que morou no Copan por seis anos, quis trazer um olhar inusitado sobre o edifício. “Quando se fala do Copan, as pessoas buscam sempre o morador, mas quem faz um lugar ser especial é também aqueles que mantêm e cuidam do edifício”, declarou à Casa e Jardim.
Localizado no número 20 da Avenida Ipiranga, o Copan levou 15 anos para ser construído, de 1951 a 1966, desde a concepção do projeto por Niemeyer. Símbolo da arquitetura moderna brasileira, o edifício tem projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo. Dividido em seis blocos com mais de 1100 apartamentos em diferentes plantas, o Copan se tornou um microcosmo da vida paulista, no coração da cidade.
As curvas do Copan dão movimento aos seus 115 metros de altura, que comportam a maior estrutura de concreto armado de todo o Brasil. Na térreo, a área comercial se destaca por ser um centro de cultura e gastronomia, com restaurantes tradicionais como o Bar da Dona Onça, da chef Janaina Torres, e o Copanzinho.
Crédito: Getty Images