Como parte da novena em celebração ao Senhor do Bonfim, fiéis realizaram uma procissão marítima levando a imagem do santo até a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. De lá, a imagem retorna por terra para o Santuário Senhor do Bonfim na próxima quinta-feira (15) durante a Lavagem a Bonfim.
A procissão foi realizada após uma missa celebrada em frente à Igreja da Penha, na Ribeira, no último domingo (11). Na sequência, o cortejo marítimo partiu da Cidade Baixa e seguiu pela Baía de Todos-os-Santos para o Porto da Barra, onde fez o retorno e finalizou o percurso no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio.
A Igreja da Penha foi o primeiro local que abrigou a imagem sagrada do Senhor do Bonfim após sua chegada de Portugal, há 281 anos. Ela foi trazida pelo capitão Teodósio Rodrigues de Faria, como pagamento de uma promessa. Teodósio também foi responsável pela construção da Basílica, em 1745.
“Esse evento é uma memória daquilo que aconteceu a 281 anos atrás, quando a imagem do Senhor do Bonfim chegou de Portugal e foi acolhida aqui. Então, nós queremos valorizar esse lugar como referência da acolhida ao Senhor do Bonfim e conduzindo a sua imagem até a Conceição da Praia, de modo que na quinta-feira possamos retornar à Basílica com muita gente”, disse o reitor da Basílica, padre Edson Menezes.
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS


