Uma prévia da série brasileira Maria e o Cangaço foi apresentada na D23, evento promovido pela Disney em São Paulo, no domingo (10), com direito à presença da protagonista, a atriz Isis Valverde, e o diretor baiano Sérgio Machado, que subiram ao palco para compartilhar a novidade com o público. Julio Andrade faz o papel de Lampião. A estreia será em 2025, no Disney+.
O cineasta dará uma nova perspectiva à história de Maria Bonita e Lampião na produção, que se inspira em acontecimentos reais para narrar a trajetória da primeira mulher a integrar um grupo de cangaceiros e reforçar a importância que ela teve entre eles. Machado dirige a série ao lado de Thalita Rubio e Adrian Tejido.
Conhecido por obras como Cidade Baixa (2005), Onde a Terra Acaba (2011) e a animação Arca de Noé – lançada este ano e exibida em 40 países –, Machado se lança no mundo das séries depois de um tempo por entender que este é o momento ideal para relembrar a história do par de cangaceiros mais famoso do Brasil, descritos por ele como grandes figuras da cultura brasileira.
O soteropolitano tem no currículo documentários, adaptações de livros, ficções e minisséries, nas quais atuou como diretor e roteirista.
Além dos protagonistas, outros nomes já confirmados na série são Rômulo Braga, Thainá Duarte, Mohana Uchôa, Jorge Paz e Chandelly Braz.