Celebrando três décadas de valorização da cena teatral do estado, o Prêmio Bahia Aplaude chega à sua 30ª edição e anuncia os espetáculos e artistas indicados deste ano. Com a missão de incentivar a produção cênica baiana, tanto na capital quanto no interior, a premiação avaliou 52 montagens – entre peças de teatro e performances – por meio de sua comissão julgadora, e revelou os finalistas nas categorias Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação, Performance e Categoria Especial.
Confira os indicados ao Prêmio Bahia Aplaude 2024/2025:
Espetáculo Adulto:
Candomblé da Barroquinha, Hoje é dia de Rock, Homem é Homem, Os dias lindos de Celina Bonsucesso, Torto Arado.
Espetáculo Infantojuvenil:
Casa Barriga, Infinito, Meninas contam a Independência.
Direção:
Caio Rodrigo e Pedro Benevides (Homem é Homem), Daniel Marques (Hoje é dia de Rock), Elísio Lopes Júnior (Torto Arado), Márcio Meirelles (Sr. Oculto), Thiago Romero (Candomblé da Barroquinha).
Ator:
Diogo Lopes Filho (Torto Arado), João Vitor Sobral (Hoje é dia de Rock), Leandro Santolli (Chame Gente), Lúcio Tranchesi (Homem é Homem), Mano Leone (Hoje é dia de Rock).
Atriz:
Ella Nascimento (Felebé, felebé! Meu amigo é meu dinheiro), Larissa Luz (Torto Arado), Kátia Leal (Os dias lindos de Celina Bonsucesso), Sibele Lélis (Flor d’água, mulher do rio), Vika Mennezes (Mukunã: do fio à raiz).
Texto:
Aldri Anunciação, Fábio Espírito Santo e Elísio Lopes Júnior (Torto Arado), Daniel Arcades (Candomblé da Barroquinha), Gildon Oliveira (Nó), Mônica Santana (Sr. Oculto), Paulo Henrique Alcântara (Os dias lindos de Celina Bonsucesso).
Revelação:
Caio Rodrigo e Pedro Benevides (cenografia de Homem é Homem), Danilo Cairo e Leandro Santolli (texto de Chame Gente), Filêmon Cafezeiro e Liz Novais (composição de Mukunã: do fio à raiz), Mafá Santos (sonoplastia de Bicho de duas patas), Rodrigo Queiroz (direção de Casa Lamentos).
Performance:
Ex-passo, Noiva.
Categoria Especial:
Guilherme Hunder (figurinos de Infinito e Monocontos), Jarbas Bittencourt (direção musical e composição de Torto Arado), Luciano Salvador Bahia (direção musical e arranjos de O Mar de Caymmi), Sibele Lélis (composição e trilha sonora de Flor d’água, mulher do rio), Thiago Romero (direção de arte de Candomblé da Barroquinha).
Os espetáculos indicados nas categorias Adulto, Infantojuvenil e Performance integrarão a Mostra Bahia Aplaude, que será realizada em espaços culturais de Salvador, antecedendo a cerimônia de premiação. A mostra é mais uma oportunidade para o público conferir os trabalhos finalistas de perto.
A 30ª edição do Prêmio Bahia Aplaude é uma realização da Aplaude Produções e do Ministério da Cultura, com coordenação da Caderno 2 Produções. O projeto conta com o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Fazcultura, da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda; e da Cateno, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A partir desta edição comemorativa de 30 anos, a produção e a realização do evento passam a ser assinadas integralmente pela Aplaude Produções. Mais informações estão disponíveis no site: www.bahiaaplaude.com.br.