Durante o Rio2C 2025, maior encontro de criatividade da América Latina, a prefeitura de Salvador firmou com a Empresa de Cinema e Audiovisual do Rio de Janeiro (RioFilme) um importante compromisso cultural: o de impulsionar a produção audiovisual nas duas capitais brasileiras. O acordo foi fechado na quinta-feira (29), segundo dia do evento.
Para a ocasião, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) convocou uma comitiva técnica para firmar o compromisso de fomentar a produção de obras para cinema, TV e streaming em Salvador. O intuito da ação foi mostrar que a cidade tem estrutura para receber equipes de filmagem de diversas áreas.
O acordo de cooperação técnica, que se encontra dentro do programa SalCine, tem validade de 12 meses, com chance de prorrogação caso seja de interesse dos governos municipais do Rio de Janeiro e da capital baiana.
Para concretizar o acordo, os dois municípios focarão na promoção de políticas públicas, trocando experiências para que cada vez mais a produção audiovisual cresça nas duas cidades.
Rio e Salvador firmam acordo para impulsionar o mercado audiovisual. Crédito: Lorrana Penna


