A obra do fotógrafo francês Pierre Verger Fatumbi (1902-1996) vai estar em duas importantes exposições este ano. Para o próximo mês de julho está previsto o início do projeto Caravana Verger, uma exposição itinerante que acontecerá em praças públicas de 18 cidades de cinco estados brasileiros.
O projeto, que está sendo realizado em parceria com o Acervo da Laje, visa destacar, a partir de fotografias de Pierre Verger feitas no nordeste brasileiro, a importância da cultura popular brasileira para populações do interior e regiões periféricas.
Já em agosto seguinte, será inaugurada uma outra exposição do artista que viveu e morreu em Salvador. A mostra Fatumbi no MAB (Museu de Arte da Bahia), se proporá a repensar a obra fotográfica de Pierre Verger a partir de sua chegada à Bahia, suas viagens ao Golfo do Benim no final dos anos 1940 e sua iniciação religiosa na África.
A exposição terá a curadoria de Alex Baradel e Emo de Medeiros, artista franco-beninense, que também apresentará obras da sua autoria.
Foto: Orixás por Pierre Verger Crédito: Pierre Verger/Divulgação