Neste domingo (27), a capital francesa foi palco de uma experiência rica culturalmente e especial para os baianos, feita pela Embratur e pelo Governo da Bahia: a cerimônia da Lavagem da Escadaria da Galeria Visit Brasil, inspirada na tradicional Lavagem do Bonfim. O evento abre outras ações promovidas pela galeria e em parceria com o Sebrae.
O festejo visa promover ainda mais a identidade cultural do Brasil no exterior, além de divulgar a força e capacidade do país como um destino turístico escolhido pelos viajantes que partem da França rumo a novas experiências.
Com direito a baianas, benção com água de cheiro e música, o evento contou com uma representação dos Filhos de Gandhy conduzindo o cortejo. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca o simbolismo do festejo. “A lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim é um patrimônio vivo da nossa cultura. Ao realizá-la em Paris, reafirmamos a força da tradição afro-brasileira como elemento da identidade nacional e mostramos ao mundo a beleza dessa herança que atravessa fronteiras. Esse é o Brasil da democracia e da diversidade que o mundo precisa”.
A lavagem contou com muitos convidados, como Robertinho, famoso produtor da Lavagem de Madeleine; Pedro Gramacho, da Secretaria de Turismo da Bahia; e Lucicleide Nascimento, ícone da cultura baiana e presença constante em eventos de promoção do estado.
Crédito: Renato Vaz/Embratur