Em novembro, o Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado terá uma trilha sonora especial. É o retorno do OSBArris, projeto que leva a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) para os Barris, tradicional bairro do Centro de Salvador. A próxima edição acontece no próximo dia 15, e a entrada é garantida a partir da doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Programa Bahia Sem Fome.
Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, esta apresentação do OSBArris contará com solistas de destaque do canto lírico nacional: a soprano paulista Marly Montoni, a mezzo-soprano mineira Edneia Oliveira, o tenor carioca Geilson Santos e o barítono mineiro, David Marcondes.
O projeto nasceu em maio de 2023 como uma forma de unir a música sinfônica aos ritmos das festas de largo, ocupando um espaço cultural essencial da capital baiana: a bicentenária Biblioteca Central da Bahia, a biblioteca mais antiga da América Latina.
Agenda cheia
O mês já começou movimentado para a OSBA, com uma viagem ao Recôncavo Baiano para a apresentação do grupo de metais e percussão, regido pelo maestro Eduardo Salazar, no dia 3. A apresentação aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro.
Na próxima sexta-feira (8), também haverá concerto: a OSBA será anfitriã do evento “Sinfonia Terra Brasilis”, que marca o encerramento do Grupo de Trabalho de Cultura do G20 Brasil 2024 na Bahia. O evento começa às 19h, na Concha Acústica do TCA, com a presença de grandes nomes da música brasileira, como BaianaSystem, Daniela Mercury, Ellen Oléria, Gaby Amarantos, Kleiton & Kledir e Mart’nália. A direção musical e regência ficam a cargo do maestro Carlos Prazeres, com direção artística de Vavá Botelho.
Os ingressos estarão à venda a partir das 14h desta quinta-feira (6), na plataforma Sympla, por R$10 (inteira) e R$5 (meia), acompanhados da doação de 1kg de alimento não perecível para o Programa Bahia Sem Fome.
Encerrando a programação do mês com chave de ouro, a OSBA apresenta mais uma edição da Série Carybé, no dia 21, às 19h, no Museu de Arte da Bahia. Com entrada gratuita, o concerto será protagonizado pelo Quarteto de Cordas da orquestra, com os músicos José Fernandes e Jonas Alves (violinos), Paco Garcês (viola) e Guilherme Custódio (violoncelo).