Na última terça (29), durante o evento “Impactos da Produção de Biodiesel na Bahia”, a Oleoplan Nordeste divulgou as ações para a ampliação de sua unidade industrial, que agora passa a ser a maior planta do grupo no país. A fábrica está localizada no município de Iraquara, distante 469 km de Salvador.
A atividade contou com a presença de representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Agricultura e do Desenvolvimento Rural, além de colaboradores do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), membros de cooperativas locais e agricultores familiares.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, falou sobre a importância do desenvolvimento da produção do biodiesel no estado e a injeção de investimentos advinda da iniciativa privada.
“A produção de biodiesel contribui para a transição energética e movimenta uma cadeia que fortalece o semiárido, desde a agricultura familiar até a indústria. O Governo da Bahia trabalha para garantir um ambiente seguro e ágil para investimentos como este da Oleoplan”, declarou o titular da pasta.
Irineu Boff, presidente do Conselho da Oleoplan, deu detalhes sobre a expansão da fábrica em Iraquara. “Hoje, ela faz 1,3 milhão de litros por dia, e estamos inaugurando um acréscimo, uma expansão dela, que vai aumentar 27% da produção, passando para 1,65 milhão de litros por dia. Vai ser a nossa maior planta de produção entre as cinco que temos no Brasil”, explicou.
Fábrica localizada em Iraquara ampliará produção de biodiesel no Nordeste. Crédito: divulgação


